• rosanaknapp@caesdeluxo.com.br

  • Telefone e whatsApp: 51 9 84014370 e 51 9 84119397

Knapp Kennel Criando Shih Tzu com Qualidade há 30 Anos.

Clique aqui para ver o Menu

Diferença do Shih tzu Americano do Shih tzu Europeu

Muitas pessoas tem dúvida entre o cachorro Shih tzu tipo americano e o tipo europeu ou FCI.

O padrão do Shih tzu americano e europeu é bem dizer o mesmo, a única diferença é que o corpo do shih tzu americano não é tão longo como o europeu, mas os dois saõ retangulares, as pernas anteriores são retas olhando de frente, a mordedura do americano não aceita torquês. Os dois tipos pedem o mesmo peso e tamanho. Criadores de boa reputação não criam cães micros, pode nascer eventualmente em uma ninhada, mas jamais serão anunciados como micros, toys ou teacup ou como raridade.

Shih tzu americano

shih-tzu-americanoshih-tzu-americano

No Shih tzu americano as pernas dianteiras são retas e as patas anteriores voltadas para frente. Ele é menos longo no corpo que o Shih tzu europeu, mas é retangular, sua pelagem é mais lisa, a face tem mais carinha de boneca. A mordedura é ligeiramente prognata e não é aceita a mordedura em torquês.

Pelo Padrão americano as PROPORÇÕES IMPORTANTES: Ligeiramente mais longo entre a cernelha e a raiz da cauda do que a altura na cernelha.

 

 

Shih tzu europeu

shih-tzu-europeushih-tzu-europeu

shih-tzu-europeu

 

 

 

 

 

 

 

 

O Shih tzu europeu ou FCI deve ser mais longo da cernelha a raiz da cauda que a altura na cernelha, portanto ele é um cão bem longo.

Pelo padrão FCI as PROPORÇÕES IMPORTANTES: Mais longo entre a cernelha e a raiz da cauda do que a altura na cernelha.

No Shih tzu europeu as pernas são o mais reta possível e as patas anteriores ligeiramente voltadas para fora. Ele é mais longo que o Shih tzu americano, sua pelagem pode ser lisa ou levemente ondulada e a face não é de boneca, A mordedura é ligeiramente prognata ou torquês (de topo).

 

 

 

 

 

 

 

Em resumo: Não existe cão perfeito, nossos padrões são regidos pela FCI, mas a maioria dos nossos cães vem dos USA e Canadá, onde os padrões são muito parecidos com exceção que o padrão FCI pede que os anteriores sejam o mais reto possível e o AKC anteriores com frente reta, visto de frente.

O Shih tzu que vemos aqui no Brasil dizendo que é tipo americano, está errado, ele é tipo que um criador está dizendo ser americano, ele não será quadrado, não vai ter um pescoço de girafa, uma cauda achatada ou muito curta , os dentes não serão para fora e muito menos uma cabeça do tamanho de uma noz.

No AKC também se pede que o Shih tzu seja retangular.  No FCI e AKC pede mais longo da cernelha à raiz da cauda que a altura na cernelha. 

Pescoços longos exagerados foram criadores que inventaram. Não está no padrão AKC ou Canadense ou FCI.  Cabeças pequenas e cauda enroscada é falta em todos os padrões.  Olhos pequenos e ovais também é falta em qualquer padrão da raça no mundo.

A única diferença mesmo seria os anteriores no padrão AKC e Canadense  que pede reta e na FCI o mais reta possível. O corpo do Shih tzu Americano é longo, mas não tão longo como no tipo FCI. O peso dos dois são os mesmos.

Temos em nossa mente que Shih tzu europeus ou FCI são diferentes dos americanos por não se mostrarem limpos, escovados ou chapeados. Isso é um mito, pois a pelagem deve ser cuidada e mostrada nos mesmos parâmetros pois são cães de companhia. E isso já está mudando no mundo inteiro.